quinta-feira, 17 de março de 2011

A história da Assembléia de Deus na minha cidade ...

Olá pessoal ! Neste ano de 2011 a Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil está completando 100 anos  para Honra e Glória do Senhor.Então, eu não poderia deixar de falar sobre como a Assembléia de Deus chegou em Cacequi-RS , a minha cidade.Na verdade eu não tinha conhecimento sobre o primeiro representante da Assembléia de Deus que pisou nesta terra, e também de alguns pastores que presidiram a igreja em Cacequi ,então obtive importantes informações com a mais anciã integrante da minha igreja, a irmã Doralina Freitas Menezes, hoje com 79 anos.Ela batizou-se em 16/03/1947 quando tinha apenas 15 anos , há mais de 64 servindo ao Senhor nesta cidade ela ainda lembra-se com muita lucidez  os primórdios da igreja.
Tudo começou em 1938, quando o Missionário Sueco Leonardo Peters veio de Santa Maria-RS, para pregar em um simples Salão de madeira localizado em frente a estação ferroviária de Cacequi.Algumas pessoas foram aceitando o evangelho de salvação, cura e de batismo com o Espírito Santo e a igreja então começou a criar forças.O pregador  Nilis Taranger de renome mundial ,que por ter residido em  Bagé-RS visitava constantemente a igreja que crescia em Cacequi.No ano de 1940, a igreja teve o seu primeiro Pastor, Francisco Garcia.Após dele vieram Jovino Lima, Leonardo Gonçalves(construtor da primeira igreja),Luís Neves e João Batista Genro( estes assumiram juntos, a partir de 1950 e permaneceram 20 anos no comando.), Anaurelino Felix,Carlos Machado,Nauli Souza ( construtor do templo atual, da foto acima),Otávio Pinto Martins, Fidêncio Bittencurt, Orídes Alves Siqueira e o atual pastor desde o ano 2000 , Albino Valter Vieira de Matos.
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus cacequiense tem hoje 400 membros em comunhão, o ministério conta com quatro pastores: na presidência o Pastor Albino Valter Vieira de Matos, Ocir Castro de Matos, Assis Duarte de Souza  e Aldair Champe. O ministério se completa com cinco evangelistas, dez presbíteros e quatorze diáconos. E além do templo sede localizado na Rua Hermínio Lira, a nossa igreja tem cinco capelas nos bairros e duas no meio rural : em Umbú(responsável o Evangelista Hélio Lopes) e Capela do Saicã( responsável o Pastor Aldair Champe).

Neste ano a Igreja Assembléia de Deus completa 73 anos em Cacequi, muitas foram as lutas e provações para chegar onde estamos, mas maiores foram as bênçãos e vitórias recebidas do Pai Celestial.Muitas almas foram ganhas para o Reino de Deus e ainda há mais para serem alcançadas em nossa cidade.Eu creio que em 2011 muitas vidas aceitarão a Jesus Cristo. Até aqui o Senhor nos ajudou e continuará com sua poderosa mão estendida sobre o seu povo cacequiense. 
"Feliz a Nação cujo Deus é o Senhor ..."( Salmos 33:12)! Fique com a Paz do Senhor, um grande abraço!!! Jessy 

Um comentário:

  1. A PAZ DO SENHOR PASTOR ALBINO VALter muito tempo procuro saber sobre o meu pai,assis duarte de souza sou filha dele hoje tenho 33anos,fiquei feliz quando vi o nome dele,hoje sou casada,moro em quarai sou da igreja do pastor joel fagundes,se ele quiser falar comigo so ne procurar no orkut

    ResponderExcluir